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21 fevereiro 2013

TCC - PROJETO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: Nos anos iniciais de alfabetização


TEMA: Dificuldades de Aprendizagem
PROBLEMA:
Quais os principais fatores que geram dificuldades e  interferem  na aprendizagem das crianças matriculadas nas anos iniciais do Ensino Fundamental?
OBJETIVOS
GERAIS:
- Identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na educação infantil.

ESPECIFICOS:
 - Descobrir como ocorre o processo de aprendizagem por parte da criança, na perspectiva de Piaget e Vygotsky.
- localizar e analisar os principais elementos que podem gerar dificuldades de aprendizagem.
- Analisar as possibilidades de atuação do professor frente às dificuldades de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA:
     Quando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade (tarefa), e sabendo que muitos fatores interferem na aprendizagem da criança, seja de forma física, orgânica ou social, a sensação de impotência e de angústia que o professor sente ao se deparar com alunos que apresentam dificuldades no processo ensino aprendizagem, fizeram com que se buscasse aprofundar conhecimentos em relação ao tema citado.
Paín (1992) denuncia que normalmente as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem são advindas de contextos deficitários, devido à confusão e imprecisão dos estímulos realizados em sala. Dolle e Bellano (1996) destacam a necessidade de fundamentar as indicações que são feitas a respeito das dificuldades de aprendizagem, bem como a forma de tratá-las, quando afirmam:
Quando não somos capazes de compreender as dificuldades de uma criança, devemos preservar na investigação, aprofundá-la, diversificar as provas e as avaliações, mas jamais fazer interpretações não fundamentadas. Se passarmos nosso tempo a relacionar somente os “desempenhos, estaremos condenados a constatar os déficits, as dificuldades da inteligência, sem jamais compreendê-las” (p.101).
Sendo assim, por meio desse estudo busca-se também desenvolver um trabalho articulado com a teoria e a prática que é uma importante ferramenta na busca de tornar o aluno um ser capaz, autônomo e preparado para exercer o seu papel de cidadão na sociedade. a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de identificar elementos que interferem negativamente na aprendizagem do aluno, a fim de oferecer elementos que possam auxiliar o professor a amenizar ou na eliminação desses problemas

REFERÊNCIAS
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Trad. de Ana Netto Machado. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

DOLLE, Jean-Marie; BELLANO, Denis. Essas crianças que não aprendem – Diagnósticos e terapias cognitivas. Tradução de Cláudio João Paulo Saltini. Petrópolis: Vozes, 1996.

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