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21 fevereiro 2013

TCC - EDUCAÇÃO ESPECIAL


                                                                                                                                              1.INTRODUÇÃO

       Este Relatório teve como objetivo analisar a importância da gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. Mostrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que as mesmas têm o direito de igualdade .
       Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.
       Esse estágio se justifica pelo fato de oferecer uma contribuição para melhor entendimento do que venha a ser a gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não só para alunos e professores e familiares, mas para toda a comunidade. 

Meu objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educados, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
Sabe-se que para que a inclusão aconteça, é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos, o trabalho em equipe contribui para melhoria da gestão, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola. A contribuição de todos, é caracterizada como Gestão Democrática.

A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros professores de uma escola inclusiva.
Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.

2 ANÁLISE DO ESTÁGIO

2.1  PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

       O Projeto Político Pedagógico é elaborado de acordo com a LDB e Leis Municipais, visando a formação integral de todos os Educandos, desde a Educação Infantil com o educar-cuidar até a Educação de Jovens e Adultos.
       Os educandos são estimulados a exercitar suas capacidades, fazer descobertas e iniciar-se no processo de letramento de forma lúdica, com atividades simples, dinâmicas e prazerosas, levando os mesmos ao interesse em realizar as atividades e jogos propostos.
       Tanto as direções quanto educadores estão atentas em busca de novas idéias e materiais para aplicação no trabalho em sala de aula com intuito de criar um ambiente de descontração e interação entre todas as crianças.

2.2 METODOLOGIA UTILIZADA

       A gestão democrática conduzida e coordenada pelo gestor é sustentada por um projeto pedagógico elaborado e executado por todos os envolvidos na comunidade escolar. Esse processo deve fundamentar nos princípios que garantam igualdade e participação, de forma a incentivar e assegurar a mobilização, a participação de todos e de cada um dos envolvidos, para possibilitar a expressão de suas idéias e sua discussão, consideradas no momento da decisão coletiva.
       A escola procura realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, cantos, teatros, danças, recreação.

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EM QUE O ESTÁGIO FOI REALIZADO

O estágio está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major João Antonio Marquês, localizada na Rua Pedro yginio da Silveira, no bairro centro na cidade de Xangri-Lá – RS, CEP 95588-000, FONE 51/ 3689-49-82. Lei de criação número 1460/74 portaria, autorização e reorganização funcionamento número 97328, CEED / 430/86.

A escola funciona em dois turnos (manhã e tarde), a modalidade de ensino ofertada é o ensino fundamental e o regime de trabalho é hora aula.
A equipe pedagógico-administrativa é composta de: Equipe diretiva: como diretora, vice-diretora. Equipe pedagógico-administrativa: supervisora, orientadora, bibliotecário, secretária, psicóloga, auxiliar de disciplina. Onde a equipe diretiva da escola tem o dever de zelar pelo cumprimento das normas por partes de todos os funcionários e administrar os recursos financeiros, materiais e humanos da escola o serviço de supervisão acompanha e orienta todos os projetos e atividades da escola. 

A escola foi fundada em 1950, onde funcionava numa casa de madeira que a prefeitura de Osório construiu. Naquela época, o bairro era formado só de campos e a escola ali funcionava.

Tem como missão educar usando sempre o exemplo acima da palavra, vendo-se como parte de um todo, desenvolvendo valores éticos e morais, através da cooperação e do diálogo. Essa missão concretizar-se-á na medida em que os envolvidos no processo educativo tiverem seus direitos respeitados e cumpridos.
O espaço físico da escola é de 1.752m quadrados, sendo que a área construída é de 1.034,46m quadrados, distribuídos em três pavilhões. O espaço térreo tem 779,93m quadrados e o superior 254,53m quadrados. A escola tem um pátio bem amplo para atividades livres como educação física, um grande ginásio onde é feito atividades em dias de chuva e suas festividades. Dentro da área construída há 29 salas de aula, e 14 salas alternativas.

           A filosofia da escola é contribuir para a formação de um educando responsável, comprometido, crítico e consciente de seus direitos e deveres como cidadão, o regimento escolar possui uma proposta política pedagógica elaborada em conjunto com a comunidade escolar, equipes diretivas e profissionais da educação, tratam das propostas e metodologias a serem utilizadas para o beneficio de seus alunos e que estão em conformidades com os pareceres, regulamentações e leis da educação, promovendo a formação de valores e conseqüente autonomia, possibilitando a construção de uma sociedade justa e solidária. Na escola observada os profissionais que trabalham na escola são todos vinculados ao município por meio de concurso publico regimento suplementar ou contrato emergencial. Sempre que possível seus profissionais recebem cursos de formação continuada.

2.4  OBSERVAÇÕES OBTIDAS
       
A EMEF “ Xangri-lá”  entende que a Educação é um direito de todos, desde o momento do nascimento, e que a Educação  tem um papel fundamental para a formação de cidadãos conscientes, capazes de contribuírem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
       Em face as observações pedagógicas a Direção e Educadores estão conscientes de sua importância na Educação dos Educando estando sempre buscando novos recursos e conhecimentos para melhorar a qualidade de trabalho e contribuir para a formação integral do ser humano.

Um período onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários que ainda não têm ou possuem pouca experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez, então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do Estágio vai se quebrando e quando o trabalho está no ápice do desenvolvimento, é hora de encerrar.
Durante essa etapa, percebi que a professora-regente não tem muito recursos, trabalha de forma habitual muito rústica, ou seja, apenas ditava os assuntos e os alunos escreviam. Não usou vídeos ou qualquer outro tipo de dispositivo, raramente usava o quadro negro, fez alguns painéis e aconteceram também algumas palestras já com a participação dos estagiários sobre DST`s, Paz, Drogas e também a construção de textos. Percebeu-se que apesar de todas as dificuldades existentes houve interação, interesse e aprendizado.

2.4.1     NAS OBSERVAÇÕES

       Durante o ano letivo vários projetos são desenvolvidos fora da sala de aula como: passeio ecológico, passeatas e viagens. Para segurança dos alunos, no desenvolver do projeto, a Escola procura usar materiais que não sejam nocivos à saúde.
       Quanto à disciplina de Educação Física, há reclamações dos alunos por não existir na escola em função da falta de professor. Eles veem a disciplina como prazerosa, porém, a falta de profissional qualificado na área não permite que a disciplina seja ministrada.
       A escola oferece merenda na escolar. A maioria dos alunos gosta da merenda que é servida no recreio. A distribuição para os alunos é feita apenas neste horário. Portanto não interfere no rendimento das atividades escolares. Durante o recreio, o coordenador dá assistência enquanto os alunos brincam as brincadeiras planejadas para interação dos alunos. Todos os alunos usam uniformes e neste aspecto os pais não reclamam, contribuindo para uma melhor organização do ambiente escolar.
       A Escola trabalha sempre a interação dos alunos com programações, desenvolvimento de conteúdos na sala, sempre articulando contato dos alunos entre séries. Os professores têm assistência pedagógica com frequência, projetos e outras atividades extra classe que são desenvolvidas como já foi citado.

2.4.2 Nas Entrevistas

       Em conversa informal com as professoras, estas consideram  que a prática docente para inclusão perpassam os limites da sala de aula, exige do professor um envolvimento maior, não basta preocupar somente com a aprendizagem, mas com os aspectos que envolvem o cognitivo como os afetos(emoções) e o corpo da criança (desenvolvimento motor).A afetividade, segundo elas é muito importante no desenvolvimento de modo geral destas crianças.

2.4.3 Facilidades e Dificuldades Encontradas

2.4.3.1 Facilidades

      a) professores capacitados – com formação na área de inclusão - para nos auxiliar no estágio;
      b) escola bem estruturada para receber alunos com necessidades especiais;
      c) boa aceitação por parte dos professores, funcionários e alunos da escola.

2.4.3.2 Dificuldades

       A maior dificuldade foi o curto período de estágio, pois acredito que a vivência neste ambiente sempre nos traz algo novo e enriquecedor.

2.5.5  APRENDIZAGENS DECORRENTES DO ESTÁGIO

       A aprendizagem foi bastante positiva, levando em consideração a pouca experiência com o trabalho com crianças especiais, porém, extremamente enriquecedora. A ajuda e acolhimento por parte do professores superaram minha expectativa, pois em todos os momentos de dúvidas e dificuldades, pude contar com a ajuda destes

3 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Concluí que devemos proporcionar as crianças momentos e condições para sua formação pessoal, física, psíquica e emocional, porque pude perceber que ainda nos dias atuais existe um ensino tradicionalista, onde a escola de é educação infantil é apenas uma deposito de crianças. No cenário escolar quando se fala em crise educacional, geralmente o que se observa é a regularidade dos desabafos proferidos por professores relacionados ao comportamento inadequado dos alunos. No entanto, não se observa contestação sobre a estrutura da escola, não se reclama dos métodos de ensino, da organização do tempo escolar, não se reclama das filas, das avaliações, das punições, das normas estabelecidas ou de toda a engrenagem em que está fundamentada a escola. Parece-me que queremos mudar os alunos e seus comportamentos, mas não observo o investimento em mudar a escola e comportamentos já não tão adequados frente os alunos presentes na escola Contemporânea. Compartilho com Bujes, quando nos diz que 

Hoje estamos assistindo ao que se convencionou chamar da crise da escola. Essa instituição tem sido vista como desencaixada da sociedade. O momento que vivemos se caracterizaria por um descompasso entre as práticas escolares e as rápidas modificações espaciais e temporais pelas quais passa a sociedade, o que daria o tom a isso que sentimos como desencaixe, descompasso, disjunção, desproporção. Nessas circunstâncias a crise seria vista como o diferencial entre a situação percebida e a idealizada. (BUJES, 2006, p.223)

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças, exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelo trabalho que realizam.

"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241)

 Se colocados na balança, percebe-se que foi bastante positivo os resultados obtidos com o Estágio Supervisionado , principalmente no que tange a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivos, despertaram e saciaram a sede dos alunos em busca de tais conhecimentos.

A cada dia um momento diferente, acontecimentos que envolviam os alunos e que chamavam a atenção para as aulas, como as palestras e vídeos, as leituras compartilhadas, bem como as confecções de painéis, dentre outras ações.
A Educação Infantil é uma etapa imprescindível para a aprendizagem de valores, por isso é de extrema importância que os professores sempre se qualifiquem e busquem metodologias inovadoras.

A função do professor e do aluno na realização de atividades renova-se na busca de estimular um processo de ensino voltado para a parceria na aquisição de aprendizagens.

A LDB regulamenta a educação infantil, definindo-se como:

                  "[...] primeira etapa da educação básica e que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança ate seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade." (LDB, art.29).


5 RECOMENDAÇÕES GERAIS

Dessa forma, sugere-se um trabalho com os professores para que tais fatos não aconteçam que tenham mais firmeza na hora de passar conteúdos e de chamar atenção dos alunos para que não fiquem dispersos a fim de atrapalharem o bom andamento das aulas.
Recomenda-se a cobertura de uma parte do pátio e iluminação mais adequada, e organização da biblioteca com a presença de uma pessoa responsável pela organização e manutenção do acervo, que é significativo para a instituição.

6 REFERÊNCIAS
VASQUEZ, ADOLFO S. Filosofia da práxis. ISBN, 2007

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PPP. EMEF “ Gustavo Ambrust”. Alto Rio Novo-ES. Secretaria Escolar, 2007.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss (org.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: ULBRA, 2006.

                                                                                                                                                                                                  
                                                 ANEXOS

Nome do Entrevistado (a): L.J.E.
Idade: 38 anos
Grau de parentesco: mãe
Que idade você tinha quando engravidou do R.M? 24 anos.
Quantos filhos tinham? Ele é o primeiro.
Quantos filhos têm? Dois.
Nome do aluno: R. M.
Idade: 14 anos
Qual o diagnóstico médico?
Paralisia cerebral.
Como foi o período de gestação?
Abalado e triste. Aconteceram muitas brigas em ambas as famílias devido as nossas separações e o nosso relacionamento. Na verdade ninguém aceitava a situação, por causa disso brigamos muito. A ex-mulher dele e os filhos infernizaram a minha vida e o meu ex-marido também, por causa disso brigamos muito durante a minha gravidez. 

A gravidez foi planejada?
Não.


Como foi a aceitação do casal e da família ao receber a noticia que teriam uma criança especial? 
No início foi um desespero, mas passou depois de alguns meses e a gente aceitou de braços abertos.


Com que idade seu filho iniciou o tratamento?
6 meses de idade.


Ele foi submetido a que tipo de tratamento? 
Fisioterapia e pedagoga (APAE).


Que tipo de tratamento ele faz atualmente? Se não faz porque?
Ele freqüenta a AEE há oito anos, três vezes por semana, faz: fisioterapia, hidroginástica, atendimento com a pedagoga, psicóloga e fonoaudióloga, musicoterapia, terapia ocupacional...


Qual sua expectativa em relação ao futuro de seu filho?
Quero que ele estude bastante e seja feliz.


Existe mais alguém na família com necessidades especiais?
Não.


Como você se sente hoje por ter um filho especial?
Sinto-me uma super mãe.


                                        Trabalho realizados pelo aluno
                            
JOGO DOS SETE ERROS – REVISTA COQUETEL

MEMOREX – REVISTA COQUETEL
                                                     ANEXO I
Quadro Resumo de Atividades em Período de Estágio Clínico:

Data: Carga Horária Atividade programada, dirigida ao aluno Resultados obtidos e Objetivos pertinentes
04/04/2011 5hs apresentação de documentação, e conhecimento a instituição e supervisão Este momento foi apresentação a supervisão da escola conhecimento do parâmetro escola. Carta de apresentação. Ao iniciar o estagio, tive dificuldade com a direção da escola para estabelecer uma sala para ingressar no estagio.
05/04/2011 5hs de Entrevista com Professora titular e auxiliar Conversa com a professora em relação às dificuldades com este aluno e sua metodologia utilizada. Foi satisfatória a professora estabeleceu Foi satisfatória a professora estabeleceu as dificuldades que se encontra este aluno
06/042011 5hs de Observação do aluno Observei o aluno em sala de aula e na hora do recreio Durante a observação e um aluno que demostra interesse em realizar as tarefas. Desenvolvendo-as de acordo com seus limites.
07/04/2011 5hs de Entrevista com a mãe Questionar algumas questões sobre seu filho. Estava bem ansiosa, comreceio que a mãe não viesse. Fiquei um pouco nervosa ao iniciarmos a consulta, logo me senti mais a vontade para fazer as perguntas que julgava importante
08/04/2011 1hs atividade dirigida com o aluno Comecei me apresentando, comentei a minha função e os objetivos. Conversa informal;
 Análise do material escolar; Jogos.
Analisar o material escolar de R. para coletar dados sobre suas condições de aprendizagem escolar.
Estabelecer vínculo com R.Observar sua postura diante das regras do jogo, quais as estratégias utilizadas e o nível de concentração que R apresenta.

09/04/2011 1hs Atividade dirigida com o a luno Grafia e reconhecimento do alfabeto;Leitura do alfabeto associado à gravuras;
Escolha e escrita de cinco palavras;Grafia de palavras e uma frase que serão ditadas.
Verificar o nível de escrita que R. se encontra no momento da testagem.

10/04/2011 1hs Atividade dirgida com o aluno Memorex (revista coquetel); 
 Jogo de raciocínio lógico Boole:Gravuras diversas(mostrando as diferentes fases e situações do desenvolvimento humano);Complementação oral de frases (conhecendo sentimentos);
Verificar sua atenção, percepção visual e memória; 
 Analisar seu raciocínio por meio de histórias lógicas.                  Verificar através das figuras em que faixa etária o aluno está;Analisar relações cotidianas que estabelece com as figuras.
Conhecer os sentimentos de R. através de suas respostas orais;

11/04/2011 1hs Atividade dirgida com o aluno Criar uma história a partir de objetos retirados da caixa surpresa;
História Infantil: Os Três Porquinhos;Jogo dos Sete Erros;Memorex (RevistaCoquetel).
Despertar a criatividade, criando uma história oral a partir de objetos retirados da caixa surpresa;
Observar a concentração, o interesse, a criatividade e o desenvolvimento de R. frente ao livro: Os Três Porquinhos;Formar palavras relacionadas a história;Desenvolver habilidades como atenção, percepção, memória ao realizar as atividades: sete erros e memorex.

12/04/2011 1hs Atividade dirgida com o aluno Provas Piagetianas;
História Infantil: O Segredo do Jacaré.
Observar o desempenho em provas que possam revelar dados sobre o raciocínio lógico-matemático;
 Observar as atitudes, a concentração e o envolvimento de F. frente a história lida.

13/04/2011 1hs Atividade dirgida com o aluno Observar o desempenho em provas que possam revelar dados sobre o raciocínio lógico matemático; Observar as atitudes, a concentração e o envolvimento de R.frente a história lida.
Estabelecer algumas combinações e promover o desligamento.
15/04/2011 1hs Atividade dirgida com o aluno Jogos multi blocos educacional. Desenvolver a coordenação motora da criança.
16/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Pequeno engenheiro Estimula o pensamento, imaginação, criatividade e coordenação viso-motora.
17/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Quebra cabeça Estimular conhecimento a sua percepção.
18/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Seqüência lógica.O que vem antes?O que vem depois? Ordenar e justificar a seqüência lógica de ações (Seqüência lógica); Produzir uma história oralmente observando a seqüência escolhida por ele.

19/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Desenho da Família Identificar através do desenho da família aspectos afetivo-emocionais que permeiam o contexto familiar;
Buscar através do desenho, dados que possam revelar o vínculo com a aprendizagem.

20/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno História: O Sanduíche da Maricota;Interpretação Oral;
Correspondência entre o desenho e a escrita;
Organizar sílabas e formar palavra:Ligar desenho a escrita, pintar a palavra correta.
Observar a capacidade de R. para interpretar oralmente uma história ouvida;
Desenvolver e estimular a leitura e a escrita, a partir de atividades sobre a história trabalhada.

25/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Organizar sílabas, formar a palavra e encaixar o desenho correspondente; Observar o desenho, completar a palavra com a sílaba que falta; Jogo (Pega varetas);Ilustrar a história (escolhida por ele), confeccionando os personagens com massinha de modelar.
Ajudar R. a sentir-se capaz, estimulando-o no seu processo cognitivo;Estimular a leitura e a escrita como formas de expressão e comunicação;Possibilitar R. a expressar sua criatividade; Proporcionar o desenvolvimento de seu raciocínio lógico matemático, através do jogo Pega Varetas.

26/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Jogo de raciocínio lógico Boole;
 Gravuras diversas (mostrando as diferentes fases e situações do desenvolvimento humano); Complementação oral de frases (conhecendo sentimentos);
Verificar sua atenção, percepção visual e memória; 
 Analisar seu raciocínio por meio de histórias lógicas.                 
 Verificar através das figuras em que faixa etária o aluno está; Analisar relações cotidianas que estabelece com as figuras.
Conhecer os sentimentos de R. através de suas respostas orais;

27/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Tangran.
Desenvolver paciência, pensamento lógico e criatividade;
Trabalhar os conceitos de início, meio e fim nas atividades.

28/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Rotina diária com horários e combinações estabelecidas com R.
Confeccionar um cartaz com os horários e atividades de sua rotina. Estabelecer horários e tarefas juntamente com R.;
Desenvolver o senso de responsabilidade;
  Organizar a vida diária de R. 

29/04/2011 1h30min Atividade dirigida com o aluno Devolução à Mãe: Informe Estagio;
Conversa informal com a mãe de R.; Informar a família sobre as condições de aprendizagem de R. e a importância de estabelecerem-se algumas combinações para dar seqüência ao tratamento

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