Páginas

25 novembro 2012

ESTÁGIO DE CONTÊXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS


Autoria: Adriana Carvalho Miguel
1 INTRODUÇÃO

O estágio constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico. Por meio dele o estudante  pode perceber as diferenças do mundo acadêmico e o mundo do mercado de trabalho. O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próprio modo de viver.
Nesta UTA-Contextos educacionais iremos estudar todos os lugares onde a educação pode acontecer, demostrarei neste relatório que a escola não é e nem pode ser o único lugar onde a educação pode acontecer.

           A diferença entre educação formal e informal é que a educação formal pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos. A informal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstâncias da vivência histórica de cada um. Há na educação não formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes.  A finalidade ou objetivos da educação informal é socializar os indivíduos, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos.  Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.  
O presente estágio foi desenvolvido pela acadêmica, Adriana Francisca de Carvalho Miguel, nos dias 02/04, 03/04, 04/04 e 05/04/2012, na academia de ginástica, natação e musculação Oficína do Corpo.
É de grande importância para minha formação a construção deste relatório, pois, através dele poderei aprofundar meus conhecimentos nesta área da educação. O maior objetivo deste trabalho é demonstrar como o ensino não formal pode ser importante para o desenvolvimento do ser humano, e de uma sociedade mais consciente de suas responsabilidades.
            A metodologia adotada para a construção do relatório foi: procurar de um local onde a educação informal acontece; participação em algumas de suas atividades, a fim de conhecer melhor a metodologia adotada; anotação e checagem dos dados coletados;  e  por fim a digitação e formatação deste.
Neste relatório serão abordados os seguintes itens: a descrição do Projeto Pedagógico a fim de, identificar a concepção de educação adotada pelo espaço educativo; as estratégicas de ensino adotadas pelo professor; a identificação do espaço educativo estagiado como sua localização, horários de funcionamento e níveis de atendimento; e a descrição reflexiva dos dados coletados nas atividades de estágio.
  

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO ESTAGIADO

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO

INSTITUIÇÃO: Academia de Ginástica e Musculação Oficina do Corpo.
ENDEREÇO:  Rua: Cel. João Gonçalves de Oliveira. 601,
Cidade: Três Lagoas, MS.  
CEP: 79601-120
Telefone: (67) 35210118
E-mail: garciamaris@hotmail.com                                                               

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS:
5h30m às 11hs
13hs  às 22hs
SÁBADOS (somente aulas de musculação)
15hs às 18hs

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

ATENDE PESSOAS DE TODAS AS IDADES:
Nas aulas de natação bebê  a partir dos 8 meses de idade
Nas aulas de capoeira crianças a partir de 2 anos de idade
Nas aulas de ginástica, musculação jovem a partir de 15 anos de idade.



3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO

Segundo umas das responsáveis pela academia eles não possuem Plano Político e Pedagógico, ela afirma não ser obrigatório uma academia de ginastica ter um. Porém sua conduta a respeito do bem estar dos alunos vão além da preocupação com a adaptação, aprendizado, aperfeiçoamento e condicionamento físico.
A equipe de professores preocupam-se também, dentro do contexto da prática, com a timidez, a ansiedade, o sono, o apetite, o relacionameneto entre  alunos e professores; e demais aspectos ligados ao desenvolvimento psicomotor dos seus alunos.
A preocupação também está voltada para a missão da Instituição, ao seu público – alvo atendido, às instalações, enfim às características socioeconômicas e culturais diferenciadas que condicionam também às condições.
As estratégias de ensino adotadas pelos professores são: organização das aulas por meio  de blocos de conteúdos; verificação do conhecimento prévio dos alunos, relação entre a proposta do professor e a meta do aluno. Buscando atraves disso, alem de um preparo fisico, uma melhor qualidade de vida. 
  

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na Academia de Ginástica, Natação e Musculação Oficina  do Corpo, na cidade  de Três Lagoas (MS). Está localizada na região central da cidade de situado à Rua  João Gonçalves de Oliveira, n 601, Centro nos dias 02/04, 03/04, 04/04 e 05/04/2012.
As instalações da academia são adequadas para sua finalidade, o prédio onde funciona a academia possui uma recepção onde fica uma recepcionista para atender aos alunos e ao telefone. Logo após a entrada fica a sala da gerente/proprietária.
Na sequência existe uma sala de estar com TV, e poltronas, vasos de flores onde os alunos podem se sentar para conversar e descansar depois dos treinos. Ao lado desta sala fica a porta de entrada para a área da piscina. Do lado oposto ao da piscina, ficam as aulas de musculação,  e aeróbico.
A academia é equipada com aparelhos de musculação, esteiras elétricas, step, bicicletas ergométricas, colchonetes, música ambiente bem agitada para dar aos alunos o ritmo nas aulas, aparelhos de musculação  que trabalham vario musculos do corpo como: biceps; triceps; cocha; braços; nádegas; etc.  Existem vários ventiladores espalhados por toda a academia.
Tem um bebedouro de água gelada com copos descartáveis, porém, a direção da academia colocou um cartaz pedindo aos alunos que cada um deles levasse uma garrafinha para tomar água para evitar o uso de muitos copos plásticos descartáveis, um jeito que eles encontraram para conscientizar os alunos contra o desperdício.
A  piscina tem um tamanho bom, é coberta e possui água aquecida. Há banheiros feminino e masculino, com vaso sanitário, e chuveiro. A academia não possui cantina e não trabalha com vendas de suplementos musculares.
Percebi que  as aulas de natação são as preferidas pelas crianças pequenas, e pelas pessoas da melhor idade. A professora de nataçao ensina pessoas de qualquer idade a nadar, e da aulas de hidroginástica.
As  crianças maiores além da  natação optam também pela aula de capoeira. As mulheres dão preferência pelas aulas de aeróbica e os homens as aulas de musculação.
O relacionamento entre os alunos ocorre de forma pacífica, todos parecem se respeitar. O local é frequentado por alunos de classe média, não percebi nenhum problema entre os alunos com relação à condição social, todos estavam vestidos adequadamente, com roupas próprias para a prática de atividade física.
Porém, observei principalmente entre as mulheres que aquelas que estão acima do peso têm uma maior dificuldade de interagir nas aulas, elas preferem ficar mais caladas, e procuram ficar nos fundos das salas de aulas, aparentam ser mais timidas que a maioria dos alunos. 
Os professores demonstarm ter dominio das aulas ninistradas. Em conversa com uma professora ela afirmou que antes de dar as aulas ela treina todos os movimentos da aula até ficar perfeito, para poder repassar aos alunos da melhor forma possível. Os professores utilizam todos os recursos que a academia pode oferecer, desde seu espaço fisico até os aparelhos para a prática dos exercícios. Em conversa com os professores eles revelaram que a forma de lidar com o corpo dos alunos é pautada, sobretudo, por orientações técnicas, direcionadas a aspectos como prescrições e orientações de exercícios e recomendações sobre alimentação e hábitos de vida.
A interação aluno/professor parece acontecer de forma pacífica, há um professor para cada aula, e cada aula tem em média 20 alunos. O numero reduzido de alunos, faz com que o aluno/professor tenham uma maior intimidade. Essa relação de intimidade faz com que o trabalho seja mais prazeroso.
A responsável pela academia é sócia/proprietária, ela é graduada em Educação Física, além de responsável legal da instituição ela também da aula de jump e bike.
Numa academia de ginástica acontecem várias aulas ao mesmo tempo e a maioria delas dura em torno de 40 minutos. Nos dias de estágio foi possível observar vários tipos de aulas no primeiro dia eu assisti à aula de Step Combat.
Objetivo deste tipo de ginástica é desenvolver agilidade aliando o step comum com o boxe e o tae kwon do. Tem duração de 30 min, e utiliza como  material de apoio o step, podem participar pessoas de  16 a 50 anos de idade.
Assim começa a aula:
Primeiro o professor inicia  com um alongamento para os membros inferiores que serão muito utilizados, pernas abertas em pé desce até o chão, vai à direita e na esquerda, flexiona o joelho atrás, a outra, depois os superiores.
Depois faz um aquecimento básico no step subindo e descendo alternando a perna direita e esquerda.
Depois do aquecimento começa a aula propriamente dita nessa sequência:
1º passo: subindo no step de dando um soco direto com a mão direita e esquerda, todos repetem esse movimento.
Depois todos dão socos de cruzado.
Em seguida sobe com o pé direito e chuta com o esquerdo o mesmo pé vai e volta depois  troca pelo pé direito.
           Em sentido diagonal dá uma joelhada com o joelho esquerdo para o lado esquerdo, a mesma coisa do outro lado.
          Desce do step e imita um pular corda.
          Sobe no step no diagonal dá um soco à frente com a direita e um chute atrás com a esquerda, do outro lado vai e volta.
          Volta à calma subindo e descendo, alonga deitado no step, puxa as duas pernas e flexiona depois uma de cada vez, puxa a perna estendida a outra, relaxa deitado no step até a respiração normalizar.
A aula é curta, mas super intensa, para trabalhar a flexibilidade aliando a coordenação motora das pernas com a agilidade dos braços.
2º dia aula de bodypump:
O material para realizar esta aula é composto por uma barra e 3 anilhas de pesos diferentes: cinco, dois e meio ou um quilo cada uma, nesta aula foi utilizado ainda o colchonete para os alunos deitarem no chão.
É sempre realizado um aquecimento com a maioria dos movimentos que serão utilizados.
É importante realizar o levantamento da barra com as anilhas mantendo postura ereta, com posicionamento de ombros e cotovelos de acordo com a coreografia proposta. Durante a aula são realizados os seguintes movimentos:
Agachamento, que trabalha a musculatura das coxas;  
As remadas trabalham costas e glúteos;
O afundo exercita bumbum e coxas;  
Arremesso: é um movimento que vai trabalhar a musculatura das costas.
Exercícios para bíceps, tríceps;  
Os movimentos para fortalecer a musculatura dos ombros são divididos em três tipos: remada alta, elevação frontal ou lateral e desenvolvimento frontal.
Esta aula durou 40m, porém foi muito intensa, e trabalha todos os musculos do corpo.
3º dia  Aula de Bike Indoor
A música é fundamental para alcançar o objetivo na aula de bike, é ela que determina a cadência, ou seja, o ritmo da pedalada.
Determine o tipo da aula, neste dia  a aula escolhida é para ganhar força. Nas aulas de força trabalha-se entre 75% e 85% da frequência cardíaca máxima.
Antes de começar a aula os alunos devem:
Regular sua bike para suas medidas, altura do banco, do guidom e distância entre eles. A altura do banco deve ser igual ao “ossinho do quadril”, a crista ilíaca.
Mantenha os joelhos paralelos à bike enquanto pedala;
Ao pedalar de pé mantenha o quadril projetado para trás;
O guidom deve ser mais alto do que o banco;
O objetivo da aula é tentar acompanhar o professor, o ritimo da aula é pesado, é uma aula muito cansativa que trabalha os músculos do corpo e a respiração.
Dura 45m em média cada aula.
4º dia aula de Jump
Nessa aula, é utilizada mini cama-elásticas, também conhecidas como mini trampolins, sobre os quais os alunos têm que pular fazendo exercícios diversos, como coreografias de danças, golpes de luta etc.
A professora colocou uma música bem agitada, com a ajuda de um microfone ela grita, canta e fala para animar a turma.
 Por isso, a aula é divertida e contagiante, além de ser muito leve e menos cansativa que outros tipos de exercícios.
Nessa aula os alunos devem saltar para empurrem as lonas para baixo para que elas os empurrem para cima. Os saltos constantes também fortalecem os tecidos ósseos e a musculatura das pernas, sem nenhum tipo de impacto.
Faltando pouco para o fim da aula eles começam a diminuir o ritmo, fazendo movimentos mais lentos para a frequência cardíaca voltar ao normal. Com o ritmo mais calmo eles descem do jump e começam a fazem um alongamento, para relaxar a musculatura.
Essa aula dura em média 45m.

PLANO DE ESTÁGIO – COTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

TEMA:

Modelando as Pernas

JUSTIFICATIVA

Músculos encurtados são sinônimos de alta pressão articular que podem desencadear quadros inflamatórios e desgastes articulares e de desequilíbrios de força podendo causar a alterações do padrão postural.

OBJETIVOS

Hipertrofiar as coxas e as panturrilhas;
Melhorar a capacidade de resposta muscular devido ao melhor condicionamento físico;
Melhorar a auto-estima.

PROPOSTA DE TRABALHO

1- Coloque as caneleiras;
2- Sente em uma cadeira, apoie as costas no encosto e os pés no chão. Coloque uma toalha enrolada sobre as coxas, segure pelas pontas e force para baixo enquanto tira os calcanhares do chão. Volte à posição inicial, sem tocar os calcanhares no chão.
Faça esse exercício 12 X, 3 vezes por semana.

3- Apoie as costas e as mãos em uma parede e afaste os pés. Eleve a perna direita estendida para frente, mantendo o joelho da outra perna semiflexionado. Flexione a perna de apoio até onde der e volte à posição inicial, mantendo a perna direita fora do chão. Complete a série e repita invertendo as posições. Repita 12X. 3 vezes por semana.

4- De frente para a parede, deixe a perna esquerda semiflexionada e a perna direita estendida para trás. Dobre a perna esquerda, tentando encostar o calcanhar no bumbum. Retorne à posição inicial, complete a série e repita invertendo as posições.
Repita 12X. 3 vezes por semana.

5- Fique com as pernas afastadas, a esquerda flexionada à frente e a direita estendida atrás. Apoie a mão esquerda na coxa e a direita em uma cadeira. Tire a perna de trás do chão e projete levemente o corpo para frente. Retorne a posição inicial, complete a série e repita invertendo as posições.
Repita 12X. 3 vezes por semana.

6- Deite de lado, no colchonete, com as pernas juntas e flexionadas. Eleve a perna de cima e apoie uma mão na parte de dentro do joelho. Nessa posição, tente trazer o joelho para baixo, oferecendo resistência com a mão. Relaxe complete a série e repita invertendo as posições.
Repita 12X. 3 vezes por semana.


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estágio pretendeu  fazer uma reflexão, sobre como agir e os desafios que já começamos a enfrentar no curso de pedagogia, assim como a relação teoria/prática, e sua operalização dos conhecimentos adquiridos até a presente etapa acadêmica.        
Através das pesquisas feitas para nesse estágio, aprendemos muito sobre os tipos de aprendizado, verificamos que qualquer lugar onde existam pessoas que queiram ensinar e outra pessoa com vontade  de aprender, esse lugar será um lugar de aprendizado.
Creio que os objetivos foram alcançados, ao término deste trabalho pude constatar que os estudos dos Contextos e Espaços Educativos  são  de suma importância na elaboração de uma prática docente mais consciente e fundamentada. 
Observei  que o estudo das teorias da administração permite a compreensão de que seus princípios e métodos trazem elementos que, com as devidas adequações e respeitando-se as características do trabalho educativo, possam contribuir para a identificação de ações pertinente  por meio das práticas inerentes as novas tendências organizacionais.
Percebi que a escola sempre será  fundamental, mas pode e deve contar com parcerias que contribuam para a efetivação da sua proposta pedagógica.
A escola não deve mais centrar-se em si, mas buscar, nesse novo cenário, abrir-se a sua comunidade, com efetiva participação dos integrantes da sua comunidade escolar, pois quanto mais ousar, mais além irá, buscando parceiros diversos que contribuem com competência complementares.
Verifiquei que o  pedagogo, com muitos espaços de atuação, deve ter uma formação, sistêmica que permita o desempenho  do seu exercício profissional, não somente no processo formal para trabalhar em escolas, mas uma formação que amplie horizontes construa trilhas, e redesenhe caminhos e crie possibilidades de histórias de vida.
Foram gratificantes os conhecimentos adquiridos na elaboração deste estágio todas as pesquisas realizadas foram de suma importância para o crescimento profissional proporcionando um aprofundamento nos conhecimentos já adquiridos.
É importante ressaltar que esse estágio contempla uma nova área de atuação do pedagogo e de modo inovador abre-se novos campos de trabalho.
A partir dos conceitos de apropriação do espaço, identidade, qualidade de vida no trabalho e gestão, pode-se ter um embasamento para intervir na questão social mais ampla que perpassa os objetivos desse estágio.
 REFERÊNCIAS

LIBLIK, Ana Maria Petraitis; PETRAITIS, Rosa Artini; LIBLIK, Laima Irene. Contextos Educacionais: por uma educação integral e integradora de saberes. Curitiba: IBPEX, 2011.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm  
























Nenhum comentário:

Postar um comentário