Um ponto interessante do livro, na minha opinião, é a forma como o autor traz a vida pessoal do personagem. Não vemos ele apenas na fábrica. Mas acompanhamos os problemas da sua vida pessoal. Os conflitos com seus filhos e esposa, devido ao trabalho. É um ponto interessante pois facilmente nos identificamos com isso.
Por outro lado, o livro é um pouco monótono ao apresentar todos os diálogos das reuniões da equipe, numa tentativa de ilustrar como eles deduzem e chegam às conclusões. Algumas vezes são quatro, cinco páginas para que todos personagens envolvidos cheguem a uma conclusão. O uso exagerado dessa técnica é que torna o livro cansativo, as vezes. Porém, ainda assim, é divertido chegar às conclusões junto com eles, como se participássemos das decisões.
Outro ponto negativo é o fato do uso contínuo de uma linguagem de fábrica. Estoque, lead time, inventário, e outros termos são utilizados como se todos tivessem familiaridade com isso. Confesso que em alguns momentos eu me sentia lendo um livro técnico e isso me tirava demais a atenção. Principalmente quando decisões e conclusões importantes eram tomadas com base nestes dados.
Por fim, fica uma pontinha de crítica ao fato do livro não ser mais objetivo, no final, sobre como usar e aplicar as técnicas da TOC. Tudo fica muito solto e falta um review ou “retrospectiva” usando objetivamente o TOC aplicado a todas situações que ocorreram ao livro. Eu confesso que finalizei o livro e não saberia responder muito menos explicar o que é a teoria das restrições. Uma pena.
Amigo blogueiro sou administrador do agregador de Links
ResponderExcluirhttp://linkpedia.com.br/ e http://www.popblogs.net/
vc poderá se cadastrar seus blog ou site nesse agregador linkpedia o melhor da net sim estamos melhorando para cada vez ficar melhor os blog são liberados imediatamente
Obs . MANDE QUANTOS LINKS QUISER LIBERO NA HORA AMIGO GOSTEI DO NAIPE DO SEU BLOG
aguardamos seus blog ou site amigos um forte abraço a todos
grato
Don Tecnologias