RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EJA
No relatório de Estagio-EJA serão abordados itens como a
identificação da escola estagiada, concepção pedagógica, concepção de homem,
educação, sociedade papel do professor e papel social da escola, através de
entrevista com o professor iremos identificar os métodos e estratégias de
ensino adotadas. Abordaremos também a contextualização das observações de
estagio, a caracterização dos espaços observados, a caracterização da turma, a
caracterização do professor, a descrição das aulas assistidas, a caracterização
das aulas assistidas quanto ao conteúdo e quanto à metodologia, caracterização
das interações ocorridas, descrição das avaliações, síntese dos pontos relevantes
e a construção de um plano de estagio visando enfrentar a problemática
identificada nas aulas assistidas.
A sala de aula é de tamanho
padrão e acomodam bem os alunos, o prédio mantém uma boa conservação, a sala é
bem iluminada tanto pela luz natural quanto pela luz elétrica, limpeza
adequada, boa ventilação possui três janelas grandes e dois ventiladores, as
paredes são decoradas com cartazes feitos pelas professoras da escola com
figuras de animais, o alfabeto e números, sobre recursos tecnológicos possuem
uma televisão que não foi utilizada nos dias de observação. Há um armário onde são guardados os materiais didáticos.
A escola possui também laboratório de informática com 20 computadores novos;
sala de professores, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, recepção,
parquinho, a escola conta ainda com os recursos tecnológicos, tais como: TV,
DVD, reto projetor, maquina de xeroque, entre outros. Anexo à escola tem um
Farol do Saber onde os alunos fazem empréstimos de livros, e podem se quiserem
usar o computador em horário fora de aula.
Apesar de não existir muitos livros didáticos
com especialidades para Educação de Jovens e Adultos, os livros existentes são
poucos utilizados pela professora. Ela
costuma trabalhar com leitura de jornais, revistas, contextos relacionados com
a vivência dos alunos, entre outros. Os alunos fazem aula de informática, a
qual os tem ajudado em sua vida profissional. No dia da primeira aula que
assisti foi realizada aula de informática, a professora colocou no computador
atividades para os alunos fazerem como formar palavras simples, contas de
multiplicação, adição, subtração, jogos todos realizaram as atividades porem
uns precisaram de ajuda outros não.
Ela
não demostra preconceito de nenhuma forma, sua sala de aula é composta de
alunos de 1º a 4º ano do ensino fundamental, tem dois alunos adolescente que
são especiais, um senhor de 60 anos e uma senhora de 63 entre outros na faixa
etária de 30 anos, os alunos não são só de Curitiba, são de varias regiões do
Paraná o senhor de 60 anos por exemplo é do Ceará. Inclusive a professora é do
interior do Paraná, negra de origem pobre, que já sofreu muito preconceito em
sua vida o que a fez ficar tolerante e receptiva as diferenças. Porem esses
detalhes que estou colocando aqui são só para termos uma noção de tão diversa é
a sala que estagie, pois lá dentro a gente não enxerga nada disso , aquelas
pessoas são somente um grupo de alunos, que estão ali para aprender. Com tanta diversidade de dentro de um espaço
tão pequeno como uma sala de aula fica difícil o preconceito sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário