PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Em relação aos DCN, DCN-EJA, DCM-educação especial os dados obtidos sugerem que as professoras e as escolas conhecem as Diretrizes Curriculares Nacionais, fazem menção a elas em seus projetos pedagógicos e, em alguns casos, observa-se até grandes semelhanças em sua formulação, inclusive com frases idênticas. Apesar disso, não adotam o modelo de gestão participativa, e a formação de alguns profissionais, denominados “professores”, não corresponde ao sugerido como mínimo pelas Diretrizes.
Os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, não, residindo este a serviço de sua nação; os filhos de pai brasileiro e os ilegítimos de mãe brasileira, nascidos em país estrangeiro, que estabelecerem domicílio na República; os filhos de pai brasileiro, que estiver em outro país ao serviço da República, embora nela não venha domiciliar-se; os estrangeiros, que achando-se no Brasil aos 15 de novembro de 1889, não declararem, dentro em seis meses depois de entrar em vigor a Constituição, o ânimo de conservar a nacionalidade de origem os estrangeiros que possuírem bens imóveis no Brasil e forem casados com brasileiros ou tiverem filhos brasileiros contanto que residam no Brasil, salvo se manifestarem a intenção de não mudar de nacionalidade; os estrangeiros por outro modo naturalizados.
Sobre a educação básica no estado MS ela teve 15,6% de alunos reprovados em 2011, aponta Inep segundo a pesquisa, com base no Censo Escolar do ano passado, 14,1% dos estudantes que fazem parte do Ensino Fundamental e 17,1% dos matriculados no Ensino Médio, não conseguiram passar de série. Na zona urbana, os resultados do Censo Escolar apresentaram 14% de reprovação de alunos da 1ª a 9ª série e 17,5% em nível médio, com maiores dificuldades de aprovação para aqueles que estudam o 6º ano, 22,5% e 1º ano do segundo grau, 24,7%.
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